Recuperação de arquivos

Publicado em 04/02/2020 às 13:50 - Atualizado em 04/02/2020 às 16:09

Curso realizado em Chapecó, julho de 2019 Baixar Imagem

Em julho de 2019, funcionários da Câmara Municipal iniciaram os trabalhos de restauração dos arquivos da Câmara Municipal e ainda estão fazendo a limpeza dos documentos. Um grande volume de documentos que datam desde o inicio do municipio, como leis, projetos e outros registros estão sendo limpos e organizados.

A restauração garante que a durabilidade destes documentos seja bastante prolongada, começando pela remoção de grampos, clipes, e outros componentes metálicos, e então é feita a neutralização dos efeitos da ferrugem presa no papel por meio de limpeza utilizando fragmentos de borracha.

As técnicas de foram aprendidas pelas servidora Lourdes de Macedo no curso prático de manuseio, manutenção, conservação, arquivamento e restauração de documentos, realizado nos dias 3 e 4 de julho de 2019, na sede do CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), em parceria com a UNOCHAPECÓ. As informações foram passadas aos demais servidores, que começaram os trabalhos de restauração imediatamente, contando com a ajuda dos vereadores e conselheiros mirins na realização da tarefa.

Restauração dos Arquivos