Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Santos Zilli, primeiro prefeito de Novo Horizonte, recebe título de Cidadão Honorário

Publicado em 02/08/2019 às 16:44 - Atualizado em 02/08/2019 às 18:36

Ex-prefeito de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, Santos Zilli foi reconhecido com o título de Cidadão Honorário. A entrega da honraria foi feita no dia 26 de julho, em sessão solene, na Câmara Municipal de Novo Horizonte. A distinção foi uma proposição do vereador Cleonir José de Lima (PSD), mas teve o aval unânime dos demais legisladores. A entrega do título foi acompanhada por familiares, amigos e autoridades políticas da região e do Estado.

Zilli recebeu o título, pois, entre outras contribuições, foi um dos responsáveis pelo processo de emancipação e o primeiro prefeito de Novo Horizonte. Dos 83 anos de idade, mais de 30 são dedicados à vida pública, com passagem também pelo Legislativo, em São Lourenço do Oeste.  

Emocionado com o reconhecimento, Zilli disse que todo o esforço valeu a pena. “Sinceramente, não esperava. Recebo [o título] com muito prazer e orgulho” disse destacando agradecimentos ao vereador proponente e aos demais que foram unanimes na aprovação. No discurso, o homenageado fez questão de lembrar a trajetória, as dificuldades e também o apoio que teve.

Projetando o futuro, Zilli frisou que as mulheres e os jovens precisam participar da política. “A pessoa às vezes diz que não gosta de política. Eu digo, não gosta por que não participa”, pontua ele dizendo que ideias novas são necessárias e bem vindas. “Não fique olhando o que acontece lá em cima, pois nós somos diferentes”, defende.

José de Lima disse que o título de Cidadão Honorário é uma forma de reconhecer e homenagear uma pessoa pelo trabalho e contribuição com o município. “Santos Zilli foi escolhido, pois tem uma história, participação na política e na sociedade como poucos”, sinaliza o vereador observando que essa é uma prerrogativa do legislador. Para o vereador, o homenageado acaba sendo uma inspiração e um exemplo de contribuição.

Para o presidente do Legislativo de Novo Horizonte, Sergio Sanagiotto, a homenagem é justa, pois reconhece o esforço e a dedicação enquanto munícipe e político. “Fico orgulhoso, pois tive o prazer de cumprir mandato na primeira legislatura do município, quando Santos Zilli foi prefeito, e agora de presidir a Casa de Leis, quando ele recebe esse reconhecimento”. Segundo ele, Zilli foi e é um professor na política. “Ele nunca deixou de ser político e tem uma vantagem. Se perder uma eleição, no outro dia ele cumprimenta o vencedor do pleito e dá os parabéns”, admira a atitude.

Sanagiotto disse que a homenagem faz parte das atividades da Casa de Leis e a atual legislatura está disposta a fazer diferente. “Temos muitas pessoas que participaram e ajudaram a construir a história do município que podem e devem ser reconhecidas”, disse ele projetando novos reconhecimentos.

Ex-deputado estadual e federal, Hugo Biehl, do partido Progressista, foi uma das autoridades do Estado que marcou presença na sessão solene. “Ele é um homem que tem produzido um trabalho magnífico. Ele é determinado, um conciliador e tem marcas importantes”, definiu dizendo que foi uma honra poder participar da homenagem significativa e marcante a Santos Zilli.

Sobre a homenagem, Biehl disse que é um registro ao homem público que dá um exemplo de vida e de atuação na política. “No Brasil, parece que a política está de ponta cabeça. Está assim não pela política, mas por alguns políticos que agem em desacordo com a boa política. Então, é bom que possamos estar juntos para homenagear os bons exemplos”, finaliza dizendo que Zilli é um desses exemplos positivos.

 

A sessão foi transmitida ao vivo e a gravação se encontra disponível no canal do Youtube da Câmara Municipal. Para acessar a gravação, fotos e informações da sessão, acesse a página da sessão clicando aqui.

 

----

Créditos da matéria e fotos a Marcelo Coan.


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar