Homenagem a pioneiro marca inauguração do novo plenário da Câmara de Novo Horizonte

Publicado em 04/07/2019 às 13:48 - Atualizado em 08/07/2019 às 13:54

Créditos: Marcelo Coan Baixar Imagem

Com a presença da comunidade, autoridades como ex-prefeitos e ex-vereadores, foi inaugurado oficialmente, no dia 28 de junho, o novo plenário da Câmara Municipal de Novo Horizonte que, em forma de homenagem, leva o nome do pioneiro Aderito Antônio Sanagiotto (em memória). Familiares de Aderito participaram do ato e se emocionaram.

De acordo com o presidente da Câmara, Sergio Sanagiotto, esse momento marca um novo ciclo e mostra a força e a independência do Legislativo, já que por muito tempo atuou dentro do prédio da prefeitura. “Como a obra estava pronta, o nosso foco era fazer esse investimento no plenário, móveis, sistema de som e de transmissão das sessões”, disse ele lembrando que o investimento foi consenso entre os nove vereadores.

Lembrando que participou da primeira legislatura do município, o presidente da Casa de Leis disse que é uma honra poder inaugurar o novo plenário no comando da mesa diretora e ter o tio - Aderito Antônio Sanagiotto – sendo homenageado. “É uma felicidade dupla”, confessa frisando que esse investimento é resultado da dedicação e comprometimento das legislaturas passadas também. “Cada uma contribuiu da sua forma”, reconhece.

Recordando da época que o município foi emancipado, Santos Zilli, primeiro prefeito de Novo Horizonte, disse que esses investimentos garantem a independência e dá condições para que os vereadores executem o seu trabalho, de fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar em favor dos interesses da sociedade. “No primeiro mandato, nos primeiros anos, era só uma contabilidade. Administração municipal e Câmara de Vereadores era uma contabilidade só”, compartilha.

Sobre a homenagem, Zilli disse que é justa, pois Aderito sempre participou e colaborou para o desenvolvimento do município. “A última viagem que fiz a Florianópolis para defender a emancipação, ele foi junto”, recorda.

Para o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, os investimentos feitos pelo Legislativo mostram que o município está crescendo e desenvolvendo. “A Câmara precisa ter um espaço adequado para que os vereadores possam fazer o seu trabalho e colaborar com o desenvolvimento”, observa e lembra que é preciso reconhecer as legislaturas passadas que também contribuíram para o investimento.

Embora agora as sessões sejam transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, o prefeito pediu para que a sociedade participe no plenário, pois é ali que questões mais importantes são tratadas e discutidas. “Uma Câmara forte e atuante dá segurança para o Executivo, pois os assuntos e projetos são discutidos em exaustão, garantindo o melhor para os munícipes”. Sobre a homenagem, o prefeito afirma que é justa, pois Aderito fazia política na sociedade sem disputar pleitos eleitorais.

Homenagem

Izolete Sanagiotto Oliveira da Silva, uma das filhas de Aderito, disse que a homenagem é uma forma de reconhecer o esforço do pai. “Nos emocionamos várias vezes. Eu tenho certeza, todos os filhos se sentiram honrados com a homenagem”, disse confessando que as vezes o pai era polêmico em algumas discussões, pois pensava no melhor para todos.

Para Izolete, o pai deixou um legado no município e para os filhos. “Quando falo, me emociono, pois ele não era uma pessoa individualista”, disse frisando que, pela posição forte que tinha, é o nome certo para nominar o plenário do Legislativo, onde os rumos do município são discutidos. “Ele deixou referencia a todos”, finaliza emocionada.

Investimento

Nessa etapa – 2018/2019 – foram investidos R$ 101.271,00. O valor contemplou a aquisição e instalação de móveis sob medida no plenário e demais salas, aquisição de bens móveis, instalação de climatizadores, instalação de som e sistema de transmissão das sessões. Todos os dados estão disponíveis no portal da transparência do Legislativo

Créditos da Matéria a Marcelo Coan.

Galeria de Homenagem a pioneiro marca inauguração